Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF denuncia servidor público por crime de racismo na Internet Ele teria criado e divulgado mensagens de conteúdo preconceituoso, incitando ao ódio contra negros e judeus

    Belo Horizonte. O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o servidor público R.M.Z., residente em Belo Horizonte/MG, por crime de racismo praticado pela internet.

    Segundo a denúncia, o acusado teria divulgado um vídeo no canal Youtube com conteúdo neonazista e racista. Produzido a partir de imagens e fotografias com o intuito de enaltecer o nazismo e a “supremacia da raça branca e pura”, o vídeo incitava à discriminação contra judeus e negros, associados, respectivamente, a ratos e baratas. A imagem da suástica também foi utilizada.

    O crime foi descoberto pela Safernet, organização não-governamental que, em parceria com o MPF, combate crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet. A descoberta do vídeo foi informada ao MPF em São Paulo, que deu início à apuração. O rastreamento dos dados telemáticos levou ao número de telefone vinculado ao acesso de onde fora postado o vídeo, chegando-se ao usuário de Belo Horizonte, quando, então, o inquérito policial foi remetido ao MPF em Minas Gerais.

    O acusado utilizava o login Rudolf 1488666. Na busca e apreensão realizada em sua residência, a Polícia Federal encontrou provas da prática criminosa, como trechos do áudio e arquivos das imagens que compuseram o vídeo.

    Se condenado, R.M.Z. pode pegar de 2 a 5 anos de prisão.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal em Minas Gerais

    (31)

    No twitter: mpf_mg

    • Publicações724
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações214
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-denuncia-servidor-publico-por-crime-de-racismo-na-internet-ele-teria-criado-e-divulgado-mensagens-de-conteudo-preconceituoso-incitando-ao-odio-contra-negros-e-judeus/3144111

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)