Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ação do MPF questiona cobrança de tarifa pela Caixa Comissão de Permanência é cobrada de clientes inadimplentes cumulativamente ao pagamento de juros e multa, o que já foi considerado ilegal

    Uberlândia. O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública para impedir a cobrança, pela Caixa Econômica Federal (CEF), de uma taxa denominada Comissão de Permanência.

    A Comissão de Permanência é cobrada pela Caixa em todas as operações bancárias executadas por clientes em situação de inadimplência. O banco cumula a taxa com juros e multas, e justifica a cobrança com base na Resolução 1.129 editada pelo Banco Central em 1986.

    Para o MPF, tanto a resolução do Banco Central é inconstitucional quanto a cobrança é abusiva.

    A inconstitucionalidade estaria no fato de que a resolução criou encargo financeiro por meio de mero ato administrativo, contrariando o artigo 192 da Constituição, que estabelece que o Sistema Financeiro Nacional será regulado por lei complementar.

    “Ou seja, uma resolução, e não lei complementar, criou um encargo de natureza financeira oponível a todos os consumidores brasileiros, o que é absolutamente inconstitucional”, afirma o procurador da República Cléber Eustáquio Neves.

    Ele alega ainda violação ao artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor, que prega a isonomia inclusive entre os fornecedores de produtos e serviços. “Porque nas demais relações de consumo, os fornecedores de produtos e serviços têm de se contentar com juros remuneratórios, na forma simples, de 1% e multa de 2%, enquanto os bancos podem cobrar uma taxa adicional? Qual a razão de ser desse descrímen?” indaga o procurador da República.

    O MPF também lembra que a obrigatoriedade de informação também é desrespeitada, porque os consumidores sequer têm ciência da eventual cobrança da tarifa em caso de inadimplência.

    STJ já proibiu – O Superior Tribunal de Justiça (STJ), após várias decisões no mesmo sentido, editou recentemente a Súmula 472 proibindo a cobrança da Comissão de Permanência cumulada com juros remuneratórios, moratórios e multa contratual e estabelecendo que, quando isso ocorrer, será devida a restituição em dobro do que foi cobrado indevidamente.

    Para o MPF, ficou provado que a Caixa, no exercício de sua atividade empresária, “utiliza-se de todos os meios possíveis para obter lucros e alcançar metas internas de produtividade, inclusive por meio de artifícios abusivos, como a cobrança da Comissão de Permanência nas operações bancárias”.

    Por isso, para desestimular a prática e a ocorrência de novas lesões aos consumidores, o MPF pediu que a Justiça condene a CEF ao pagamento de dano moral coletivo, bem como à restituição em dobro de todas as quantias cobradas a título de Comissão de Permanência nos últimos cinco anos.

    Foi pedida também a nulidade de toda cláusula contratual que preveja a cobrança, isolada ou cumulada com juros e multa, da Comissão de Permanência.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal em Minas Gerais

    (31) 2123.9008

    No twitter: mpf_mg

    • Publicações724
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações251
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acao-do-mpf-questiona-cobranca-de-tarifa-pela-caixa-comissao-de-permanencia-e-cobrada-de-clientes-inadimplentes-cumulativamente-ao-pagamento-de-juros-e-multa-o-que-ja-foi-considerado-ilegal/100078260

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)