Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

MPF quer aumento de pena para mulher que tentou enviar cocaína pelos Correios

Recurso sustenta que pena fixada no mínimo legal contraria vários dispositivos legais

Belo Horizonte. O Ministério Público Federal (MPF) recorreu da sentença que condenou Ozale Batista Reis da Cunha, residente em Betim/MG, pelo crime de tráfico internacional de drogas (artigo 33 da Lei 11.343/2006).

Segundo a denúncia, no dia 20 de dezembro de 2007, a Receita Federal apreendeu 1.800 gramas de cocaína em uma encomenda remetida, pelos Correios, para destinatário residente na Espanha. A droga estava acondicionada em 15 sacos e dois invólucros plásticos. A remetente era Ozale Batista da Cunha.

A pena imposta à acusada foi de 2 anos e 4 meses de reclusão, posteriormente substituída por duas restritivas de direito, o que, para o MPF, é insuficiente para a reprimenda do crime cometido.

“Além de punir, a pena privativa de liberdade deve ser suficiente para impedir que o delinquente cometa novos atos criminosos, bem como deve servir de exemplo ao corpo social, inibindo a prática delitiva pelos demais indivíduos”, afirma o recurso interposto contra a sentença.

O MPF lembra que o próprio magistrado reconheceu a “culpabilidade elevada” da ré, haja vista que ela tinha plena consciência da ilicitude de seus atos e agiu de forma a ludibriar a lei brasileira e as autoridades. Por isso, a “fixação das penas próximas a seu mínimo cominado, como fez a sentença, se mostra contrária às provas existentes nos autos.

O recurso também questiona a substituição da pena privativa de liberdade pelas penas restritivas de direito, já que a Lei 11.343/2006, no artigo 44, proíbe expressamente tal conversão.

Por fim, o MPF sustenta que o crime de tráfico de entorpecentes, segundo a Constituição da República, é equiparado a crime hediondo, o que obriga o cumprimento da pena em regime inicialmente fechado, sendo “vedada, portanto, a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos, em decorrência do art. , da Lei 8.072/90”. A própria jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) aponta o regime inicialmente fechado para o cumprimento das penas para crimes hediondos independentemente da quantidade da sanção imposta pelo juiz.

O recurso será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

(Ação Penal nº 16751-60.2011.4.01.3800) Assessoria de Comunicação Social

Ministério Público Federal em Minas Gerais

(31) 2123.9008

No twitter: mpf_mg

  • Publicações724
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações70
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-quer-aumento-de-pena-para-mulher-que-tentou-enviar-cocaina-pelos-correios/163765977

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)