Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF acusa deputado federal Padre João de improbidade administrativa Ele teria utilizado servidores da Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura em Minas Gerais para elaborarem cartilha destinada à sua promoção pessoal

    Belo Horizonte. O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ação de improbidade administrativa contra o deputado federal João Carlos Siqueira [Padre João] e contra a chefe do órgão regional do Ministério da Pesca e Aquicultura em Minas Gerais, Vanessa de Oliveira Gaudereto.

    Segundo a ação, o deputado, candidato reeleito nas eleições de 2014, teria utilizado servidores lotados na Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura (SFPA/MG) para elaborarem uma cartilha que foi depois usada por ele como instrumento de promoção pessoal.

    Os textos da cartilha, que consistiam em orientações a pescadores e aquicultores sobre o acesso a benefícios federais, foram produzidos a pedido de Vanessa Oliveira. O MPF acredita que a superintendente colocou os funcionários da SFPA/MG para trabalharem a serviço do deputado, mas dizendo que se tratava de material destinado ao Ministério da Pesca e Aquicultura.

    Depois de prontas, as cartilhas foram publicadas por Padre João, através da Câmara dos Deputados, sob o título “Ensinando a pescar”. O material trazia o nome do deputado na capa e sua fotografia no final do texto.

    Durante as investigações, o Ministério Público Federal apurou que a acusada Vanessa Oliveira, que não é servidora de carreira do Ministério da Pesca e Agricultura, foi indicada para o cargo em 2013 pelo próprio deputado.

    Para o MPF, os acusados infringiram vários dispositivos legais, em especial o artigo 37, , da Constituição Federal, que proíbe a veiculação de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em material produzido pela Administração Pública.

    Assim, a utilização de servidores e de recursos da SFPA/MG na elaboração de um material que, depois, foi utilizado para fins de promoção pessoal de um deputado em campanha, “viola os deveres de honestidade e legalidade, bem como os princípios da moralidade administrativa e da impessoalidade”.

    “Está claro, ainda, que houve a efetiva participação dos requeridos na elaboração do material promocional, eis que a ré VANESSA confessadamente se utilizou dos servidores da SFPA/MG para a elaboração da cartilha, que foi apropriada e impressa pelo Deputado Federal PADRE JOAO, utilizando-se de recursos da Câmara dos Deputados, conforme Ordem de Serviço n. 04680/13. A veiculação da cartilha, portanto, deu-se por ordem ou ao menos com o consentimento dos envolvidos” , afirma a ação.

    Se condenados, os acusados poderão ser obrigados à reparação integral do dano, que, para o MPF, consiste no tempo e na expertise dos servidores utilizados para o trabalho, assim como nos recursos públicos empregados na confecção do material.

    Eles também estarão sujeitos às demais sanções da Lei de Improbidade Administrativa (Lei 8.429/92), entre elas, pagamento de multa civil, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios fiscais ou creditícios por prazo a ser fixado na sentença.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público Federal em Minas Gerais

    Tel.: (31) 2123.9008

    No twitter: mpf_mg

    • Publicações724
    • Seguidores16
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações442
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-acusa-deputado-federal-padre-joao-de-improbidade-administrativa-ele-teria-utilizado-servidores-da-superintendencia-federal-do-ministerio-da-pesca-e-aquicultura-em-minas-gerais-para-elaborarem-cartilha-destinada-a-sua-promocao-pessoal/162439898

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)